Domingo
04 de Maio de 2025 - 

Controle de Processos

Últimas Notícias

Cotação Monetária

Moeda Compra Venda
DOLAR 4,85 4,85
EURO 5,32 5,32

Cotação da Bolsa de Valores

Bovespa 0,92% . . . .

Newsletter

Artigos


A COPA DO MUNDO E SEUS IMPACTOS NAS ROTINAS DOS CONDOMÍNIOS - 13/06/2018

Amanhã ocorrerá a abertura de um dos maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo de Futebol.
 
Será que este evento altera a rotina dos condomínios? Sim, e muito!
 
Sabemos que durante os jogos são frequentes as reuniões de amigos e parentes nos apartamentos para assistirem e torcerem pela seleção verde e amarela.
 
Para que a paixão nacional não se torne um tormento para os vizinhos, devemos todos recorrer ao bom senso e observar as normas da Convenção e do Regulamento Interno do condomínio.
 
Estima-se um aumento de 30% no fluxo de pessoas circulando nos condomínios durante a copa, portanto, para a segurança de todos é imperioso respeitar o procedimento de controle de acesso realizados pelos porteiros.
 
Cabe ao condômino enviar à portaria uma relação com o nome e RG dos seus convidados, bem como avisá-los das normas de conduta do condomínio, pois são os próprios condôminos os responsáveis por todos os atos praticados por seus convidados nas dependências do condomínio.
 
Importante frisar sobres os riscos de soltar fogos de artifícios e rojões dentro do condomínio, pois, além do risco de ferir alguém, há também o risco de incêndio, deve-se observar se existe a sua proibição no Regulamento Interno do condomínio para evitar multas.
 
Ademais, não devemos ignorar o fato de que muitas pessoas não gostam de futebol, são idosas ou estão com bebês em casa e, portanto, precisam ter o silêncio respeitado.
 
Nesses casos, deve prevalecer o bom senso de ambos os lados, aqueles que comemoram não devem causar constrangimento ao demais moradores, enquanto aqueles que não estiverem no clima da copa, devem relevar com paciência as comemorações, haja vista o clima festivo que assola o país nestes diminutos 30 dias de competição.
 
Os gritos da torcida durante os jogos são inevitáveis, porém, evite palavras de baixo calão, principalmente nas janelas e áreas comuns do condomínio. Lembre-se que após as 22h o silêncio deve ser totalmente respeitado.
 
Caso algum condômino exagere nas comemorações, calmamente converse com morador, em casos mais graves, busque o síndico para intermediar essa conversa.
 
O síndico deverá advertir o morador infrator nos termos da Convenção e do Regulamento Interno, e caso seja reincidente, poderá, inclusive, aplicar multa pela infração que viole o direito ao sossego de outros condôminos, conforme o artigo 1.337 do Código Civil.
 
Sugerimos que a administração distribua um comunicado amigável para os moradores, exaltando o momento festivo, mas também esclarecendo as regras e alertando que o descumprimento destas gerará multa.
 
Tendo em vista que as relações entre condôminos são em sua maioria de longa data, sugerimos que conflitos sejam evitados ao máximo. Contudo, se a situação estiver insustentável, busque ajuda profissional de um advogado atuante na área condominial.
 
No mais, desejamos uma boa e pacífica copa a todos!
Visitas no site:  447266
© 2025 Todos os direitos reservados - Certificado e desenvolvido pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia
Pressione as teclas CTRL + D para adicionar aos favoritos.